A nossa escola é uma Beleza!

A nossa escola é uma Beleza!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Atividade 3.2 - TRAÇANDO O HISTÓRICO DA RELAÇÃO/COMUNIDADE/

A Escola Estadual Castelo Branco vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos Várias Ações envolvendo a comunidade escolar e principalmente os alunos, procurando melhorar o ensino aprendizagem. Os docentes se empenharam no desenvolvimento das ações e proporcionaram aos alunos momentos de reflexão e conhecimentos. Dentre os projetos que são desenvolvidos estão: Escola de Pais, que procura aproximar a família da escola, e vem obtendo grande resultado. A escola também desenvolve Projetos Pedagógicos tais como: Atividades Lúdicas de Matemática, Projeto Minha Escola é uma Beleza, Cultivando um Jardim, Dengue, Bullying, Gêneros Textuais, etc.
Uma das Ações desenvolvidas: APRENDIZAGEM X INDISCIPLINA “Os recursos tecnológicos e midiáticos como Aliados” tem intuito de mudar a perspectiva em relação à indisciplina, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente estimulante, de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formação continuada para toda a equipe com o auxilio dos recursos tecnológicos e midiáticos. Lembre-se de que o mais importante é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão. O fundamental é analisar o que levou as pessoas a ter dificuldade de negociar soluções justas e respeitosas.
O projeto de intervenção que executamos na Escola Estadual Castelo Branco com todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, primeiramente considerou a situalização da escola, o mapa econômico, social, cultural e histórico da comunidade a qual está inserida.
No entanto um dos maiores desafios enfrentados pela escola está relacionado à indisciplina. Como resolvê-la? O que fazer? Como lidar com os grupinhos que não param de conversar e não participam das atividades? E com os que, semana após semana, deixam de fazer a lição? Sem falar nos problemas mais graves, como a falta de respeito dentro da classe, os xingamentos e, o pior, as agressões verbais e físicas.
Não há uma receita pronta e nem solução fácil, entretanto, é essencial construir na escola um ambiente colaborativo e trabalhar com os alunos questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de valores e atitudes. Para nos ajudarmos nesse momento, teremos como aliados os recursos tecnológicos e midiáticos, tais como: computador, Data show, máquina fotográfica, filmadora, microfone, caixa de som, aparelho de som, pois os mesmos são extremamente atraentes aos olhos dos nossos educandos.
Ano novo,  novos desafios. O maior deles, provavelmente, é conquistar a turma, fazê-la produzir mais do que o esperado, criar condições para que todos aprendam.
Nesse projeto o argumento central é que a indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão escolar. É uma força que coloca em questão o próprio projeto pedagógico da escola, na medida em que consegue afetar não somente as iniciativas e práticas dos professores, mas as finalidades mais amplas que se deseja atingir dentro da sala de aula, que devem ser a aprendizagem, socialização, acesso à cultura e formação do cidadão.
Promover reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola e a construção de um ambiente colaborativo entre alunos, professores e demais funcionários estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional utilizando os recursos midiáticos e tecnológicos.
PROJETO SIMULADO NA ESCOLA: MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Levando em consideração a análise dos resultados da SAEMS, do EM referentes aos anos 2011 e 2012 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, onde houve baixa adesão às provas e os resultados não atingiram as metas desejadas, portanto à equipe escolar optaram em elaborar este projeto, partindo do interesse do corpo docente desta unidade escolar em valorizar o estudo, buscando a melhoria da qualidade da educação básica, responsabilidade, comprometimento, autonomia, além do interesse dos educandos em melhorar os resultados das avaliações Bimestrais. Enquanto escola, visamos incentivar o trabalho coletivo dos professores, a interdisciplinaridade, a organização e planejamento, avaliação do trabalho docente, na tentativa de mudarmos constantemente a prática escolar, procurando atender de forma equitativa os educandos. Os simulados acontecerão em período de aula, semestralmente, com questões objetivas de todas as disciplinas. Este projeto consiste no envolvimento de todos os alunos desde o 1º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio. Cujo objetivo principal é estimular os estudos e ampliar o conhecimento sistematizado; incentivando a leitura, escrita, raciocínio lógico, a busca e contextualização dos conteúdos estudados, bem como ampliar os conhecimentos, preparando-os para as avaliações internas e externas. O projeto Simulado na Escola ocorrerá a partir de diálogos sobre a importância e o s objetivos as datas previstas para o ano letivos dos simulados com pais e alunos. Com os professores são realizadas reuniões onde estabelecerem quantidade de questões a responsabilidade de cada disciplina em elaborar suas questões de acordo com os conteúdos trabalhados em cada semestre.